segunda-feira, 23 de março de 2015

Á procura do Sol

O equinócio da primavera ocorre a 20 de março e marca o primeiro dia da primavera.
Segundo os cálculos da astronomia, dá-se o nome de equinócio da primavera ao momento exato em que tem início a estação da primavera. A astronomia define então como equinócio da primavera o instante em que o Sol, assim como o vemos do planeta Terra, cruza o plano do equador celeste, isto é, a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celeste. Quando este evento acontece em março, chama-se de equinócio da primavera no hemisfério norte. No hemisfério sul o equinócio da primavera acontece em setembro.

E é isto o que se passa nos dois hemisférios: Sul e Norte do Globo terrestre.
São dados científicos, comprovados e mais que estudados. Ponto assente.

E depois há todo um paralelismo com os dois hemisférios Sul e Norte, mas dentro da nossa cabeça.
Os nossos dois hemisférios cerebrais, que ditam o pensamento lógico, no hemisfério esquerdo, e o pensamento criativo, no lado direito (excepto nos canhotos, ou esquerdinos, em que é tudo ao contrário, só para confundir. Não admira que fossem considerados filhos do Diabo na Idade Média, que isto de confundir os outros não se faz).

Chegados a esta altura do ano, fartinhos de chuva e de frio, fartinhos de queixumes e lamúrias, mal vislumbramos um raio de sol, parece que enlouquecemos por alguns dias, até nos habituarmos a esta nova realidade, e toca de despir roupa, botas, botins e afins, e dar as boas vindas a esta prima, que é afastada, que bate á porta 1 vez por ano (nem sempre lhe abrimos a porta, que vem com o nariz a fungar e com a mala cheia de anti-histamínicos, uma chata), e saímos numa perseguição louca de pássaros e abelhas. Vamos á procura do Sol.

Estando a Primavera interligada com os pássaros (que põem ovos nos ninhos), e com as abelhas (que transportam pólens de flor em flor), há uma ligação entre a Natureza e os seres humanos.
Há sim. Não só no sentido The Birds and the Bees, People and Babies entenda-se...

Na Primavera  saímos todos um bocadinho da nossa toca, de alguma forma. Acordamos duma certa hibernação, acho. Ou os nossos alter-egos acordam, talvez.
Primeiro somos pessoas menos carrancudas quando chegamos ao trabalho. Chegamos até, imagine-se o poder desta prima afastada, a sorrir para os colegas, e até a dizer-lhes bom dia. A loucura.
Quiçá, se amanhã os passarinhos continuarem a cantar, não perdemos a cabeça, e não pagamos um café ao colega do Depto em frente, com quem passámos o Inverno todo a embirrar. Não é que gostemos mais dele, não, de todo. Apenas não nos incomoda tanto ele ser sopinha de massa e cuspir tudo quando fala. A sério, a Primavera não faz milagres, mas ajuda-nos a imaginá-los.

E eis que a Prima (já não tão afastada agora) nos aquece os dias, com este calorzinho meio medido...que ainda não é bem quente, mas já não é tão frio.

Ganhamos coragem e lá vamos nós, de mão dada com ela, a cantarolar como quando éramos garotos. Como quando contávamos os dias e as semanas para as férias grandes.

Enchemos o peito de esperança, levantamos a cabeça em direcção ao Sol e seguimos, sempre a cantarolar. Esperança, esperança, esperança...

Acreditamos que o que aí vem só pode ser melhor.

E se acreditarmos com muita força, não há como não ser. Melhor.
















Sem comentários:

Enviar um comentário