quarta-feira, 18 de março de 2015

Tempos dão-se no Futebol

Hoje sorrio um pouco menos.
Um pouco mais lentamente.

Mas continuo de sorriso feito sempre que falo com alguém. A alternativa Não Sorrir não é uma opção hoje. Definitivamente.

Isto porque acabei de almoçar ao som de metralhadoras, vindas ali do Norte de África, da região do Magrebe.
Isto porque qualquer acto de terrorismo, na forma tentada ou, nesta forma conseguida hoje na Tunísia, me enche de repulsa, e me revolve o estômago.
Isto porque foram mortas pessoas hoje, que estavam na Tunísia, num passeio turístico organizado pela empresa onde, por acaso, trabalho.
Não sinto mais ou menos pena, mais ou menos simpatia, mais ou menos compaixão por estas pessoas do que pelas vítimas da redacção do Charlie em Paris, do que pelas centenas de pessoas mortas todos os dias na Síria, ou do que pelas vítimas do 11 de Setembro nos EUA.
Sinto exactamente o mesmo: Revolta, Injustiça, Repulsa Repulsa Repulsa...Sentimento de Impotência. Enorme.
Apenas sinto necessidade de falar sobre as pessoas de hoje na Tunísia, e homenagear dalguma forma, todas as vítimas de terrorismo espalhadas pelo mundo.
Este mundo moderno em que vivemos.
Tão moderno que prevê a ida do homem ao espaço, mas não prevê a invasão do espaço de cada um, de cada ser humano.
E da mesma maneira que nos levantamos todos os dias para ir trabalhar, da mesma maneira que damos por adquirido tudo o que temos, num estalar de dedos, tudo acaba. Pufff...
Invariavelmente só nos damos conta que a vida é finita e curta nestas ocasiões. Não é que não tenhamos essa consciência,mas em dias como o de hoje, ela fica mais presente, activa e alerta.

Penso no sentimento de felicidade das pessoas a embarcarem no navio, no friozinho bom na barriga que é ver um navio de porte altivo e que transporta 4.000 passageiros afastar-se do Cais e navegar em direcção ao horizonte. Com os familiares e amigos a acenarem, sorriso escancarado, até para a semana! Divirtam-se, aproveitem as férias! Tragam lembranças!
Ou...Não.

Acabo por achar que Menos é muito Mais nos dias que correm. Menos Tempo.
Há alguns anos eu pensaria três ou quatro vezes mais antes de tomar alguma decisão, antes de mergulhar de cabeça nalgum projecto, pediria mais que uma opinião...será que estou certa?..

Não fiquei menos atenta, mas fiquei mais rápida de pensamento, e invisto mais em mim e nas pessoas. Acredito mais em mim, e nas minhas escolhas. E não perco tempo.
Este tempo que é perdido todos os dias por tantas pessoas, sem o quererem, e sem o terem desejado. Abruptamente. Sem poder de decisão.

Dou tempo ao tempo, sim. Mas não o desperdiço. Nem fico a vê-lo passar.

Porque tempos, dão-se no futebol. E o resto é conversa, e uma perca de tempo.













Sem comentários:

Enviar um comentário