quinta-feira, 19 de março de 2015

Elastic Heart ou o Jogo do Elástico

Vinha hoje a conduzir e começam os primeiros acordes duma canção da Sia, Elastic Heart.

Prestei atenção ao título da canção, e depois vim atenta aos meus próprios pensamentos.

É engraçado como ás vezes damos por nós a identificar um bocadinho nosso, naquele bocadinho de letra que ouvimos em 2 ou 3 minutos. Seja uma vivência, uma experiência, um trocar de olhos com alguém na rua, um déjà vu...qualquer coisa fugaz, mas que nos transporta para dentro da canção, e ficamos lá dentro um bocadinho, perdidos em nós mesmos.

Isto de ter um Coração Elástico obriga a alguma ginástica, como o nome indica. É como o Jogo do Elástico, da minha infância.
Obriga-nos a conhecê-lo, ao nosso coração (e ao elástico do jogo), e a aprender com ele a tirar partido de toda a sua elasticidade. Que ás vezes não sonhamos sequer que ele tem.
E só em situações limite ele se decide a mostrar. Às vezes é tão em cima do acontecimento, tão no limite, que nem sequer sabíamos que tínhamos um coração a bater, quanto mais que era elástico.
E os trambolhões que dei quando o pé se prendia no elástico, e me estatelava no chão...

Eu acho que aprendi, dalguma forma inconsciente que desconheço, a esticar o meu (coração) para além da sua elasticidade inicial. É como o pessoal do desporto (aqui uma comparação um bocadinho infantil, mas que permite perceber o que quero dizer), que vai até aos limites do seu próprio corpo, e leva-o a desempenhos que por vezes não julgava ser possível alcançar.

É o que este meu coração elástico me tem ensinado.
Nos dias em que preciso de o esticar um bocadinho mais, como ontem, como hoje e, certamente como qualquer outro dia destes, ele acompanha o meu ritmo, e não desarma, não me deixa ceder. Nunca.
Fica apertado ás vezes, fica felicíssimo sem saber porquê ás vezes, indeciso, seguro de si, racional, irracional, pequenino ás vezes, gigante umas tantas outras.

Mas sempre Atento. Sempre Real.
I love to play elastics and he (the heart) loves the game.










Sem comentários:

Enviar um comentário