segunda-feira, 16 de março de 2015

As 50 Sombras by Centro / Norte e Sul


Um dia destes fui ver as tão famosas 50 sombras.

As tais que estão a escandalizar o povo português, bem como o resto da populaça a nível mundial. Que vergonha.

Eu, orgulhosa representante da zona Centro, alfacinha (não de gema, mas quase), e mais duas amigas, que representam o Norte e o Sul Interior do país. O Norte com raízes bragantinas mas com vivência do Porto Carago! E o Sul, de cariz mais Interior, ali dos lados de Portalegre, duma genuinidade e espontaneidade contagiantes.

Uiiiiiii…que este deve ser daqueles que vemos e saímos de lá chocadas, a dizer mal do filme, e daquela pouca vergonha, e como é que é possível filmarem-se aquelas badalhoquices, ai meu Deus que o mundo está perdido, e haviam de prender aquela gente toda. E prendê-los, quiçá para o resto da vida, por atentado ao pudor e bons costumes. Que horror.

Mas vamos mas é ver o filme, para podermos dizer de nossa justiça, que isto de estar a apanhar do ar não está com nada.

Pumba. O filme começa e somos imediatamente envolvidas pela fotografia estonteante de Nova Iorque, ao som de Annie Lennox.  Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=zh_hNgpuhXY

E eu penso…um filme com este som introdutório não pode ser mau…Nina Simone, tu desculpa, mas a Annie dá-te 10 a 0.

E assim nos é apresentado o jovem Christian Grey, e a jovem Anastacia Steele. Um super (manequim) executivo e empresário, cheio de pinta, com ar de rebelde (sem causa, claro), e uma menina boneca com uns olhos azuis belíssimos, assim meio tontinha, muito ingénua (que ainda as há que eu sei, em Nova Iorque, em pleno século XXI!). Ficamos sem perceber se a queremos abanar até termos reacção, ou se achamos bem feito o tau tau que o mauzão do Christian lhe dá durante o filme.

E o filme desenrola-se. Muito Hollywood style, muito material de filme, como o passeio de helicóptero, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=AJtDXIazrMo

Toda a gente devia ter um first date assim. Nada irreal…muito normal nos dias que correm: Anda, vamos dar um passeio no meu helicóptero (um conceito diferente de “anda comigo ver os aviões “).

Belíssima fotografia, belíssimas filmagens, planos perfeitos, naquela perfeição que põe o cinema todo a suspirar….ai ai…um dia quero ter um corpo assim. Eles: sem um grama de gordura naqueles abdominais! Elas: sem uma pontinha de celulite naquele rabo!

E quando as cenas mais hot&spicy começam a surgir, aparece esta fantástica música e já achamos que não perdemos o dinheiro todo do bilhete (tenho-a em repeat no meu pc, gira que se farta, fica na cabeça): https://www.youtube.com/watch?v=waU75jdUnYw

 

E aí já temos a certeza que o filme não é assim tão sombrio…tem a sua piada. Senão vejamos:

O Christian só é assim mau, coitadinho, porque teve uma infância terrível (havias de ter andado com os joelhos esfolados, ter sido estrábico e ter usado botas ortopédicas para veres o que foi uma infância difícil, seu mimalho). Nem vou falar do aparelho nos dentes, porque agora é sinal de status e é moda (aprendi com a minha amiga do Norte).

A Anastacia, virgem de 23/24 anos, coitadinha, que não sabe o que é a vida, até tem a sua piada quando morde o lábio daquela maneira provocante que ela não pode saber como é porque afinal não tem noção que morder assim o lábio deixa o coitado do Christian de rastos, e em ponto de ebulição e ela nunca o faria se soubesse que ia despoletar o acordar do monstro que o Christian tem dentro. Uff! Que fazer de virgem nesta idade deve ser digno de um óscar. Ou não. ( Para não mencionar os óculos de professora marota que ela usa quando estuda, que são tão naiv e tão pouco óbvios…. )

Aqui já achamos que a Cinderela reencarnou na jovem Anastacia, e começamos a achar que todos nós já fomos uma Anastacia pelo menos uma vez na vida. Já quanto a termos sido ou desejado ser um jovem Christian, já não me atrevo a dizer que todos desejámos sê-lo. Vá, deixo ao critério das fantasias de cada um e de cada uma. Isto de levar tau tau e achar que é bom não é para todos.

Mas no fim até simpatizamos com a luta interior do Christian, e com a ingenuidade da Anastacia, e achamos que foram feitos um para o outro, e queremos que sejam muito felizes. Porque afinal toda a gente tem 500 sombras ou mais, qual 50. E o segredo é ver o lado mais claro dessas sombras, e apaixonarmo-nos perdidamente pelo ângulo em que as vemos. Aceitarmos as sombras do outro/a e de alguma forma, aprender a viver com elas.

Isto porque somos todas boas pessoas e modernas. E achamos que todas as pessoas devem ter mais que uma oportunidade de amar / ser amado na vida. Ahhhh pois, lá vem a parte lamechas, que eu não perdoo. Por muita razão que aqui coloque, tenho que pôr coração, coração, coração…porque afinal o Amor faz girar o Mundo. Claro que o Mundo de cada um/uma gira para onde quisermos, mas podemos fazer escolhas não é?

E isto de seguir o coração tem muito que se lhe diga, mas temos que confiar. Nele, no coração.

Como diz a Skylar Grey, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5sTWFxdPsvk

Just take a chance and let me in, and I’ll show you ways that you don´t know. Don´t complicate it.

Keep it simple.

1 comentário: