sábado, 14 de março de 2015

Mulher e suas variantes…a propósito do dia 8 Março


Existem para mim muitos tipos de Mulher. Coexistem todas umas com as outras, e unem-se numa só. O que define uma mulher é afinal a sua essência…é a sua maneira de estar consigo e com os outros…para além do factor de não terem decidido sê-lo. Ser mulher não é uma escolha…uma escolha é a Mulher em que nos tornamos.

Mulher Amiga: As amigas mulheres são diferentes dos amigos homens. Também discutem futebol e carros, mas doutra maneira…”olha-me bem aquelas pernas, já viste como é elegante em campo? Um borracho!” ou…  “ o teu marido tem um carro novo?? Mas escolheste aquele que com o sol fica meio prateado, não escolheste?? “. Para não falar das horas intermináveis que passamos ao telefone, porque fomos áquele salão de beleza que está agora na berra. E fizemos umas madeixas louras espectaculares... Tenho a certeza que a invejosa da ( aqui podem ser tantos nomes…xxxx ) se vai roer toda quando te vir! Mas temos um lado racional, claro. E levamos muito a sério a amizade, principalmente quando temos amigas ( e eu tenho essa sorte ) que estão lá para nós. Sempre. Amigas com quem se pode falar sobre religião, política, clubismo…mais ou menos ferrenho…receitas, sobre o nosso trabalho, as nossas frustrações, sexo, livros que nunca iremos ler, filmes que jurámos que nunca iríamos ver, os dias em que acordamos estupidamente felizes, ou estupidamente tristes sem razão aparente…uma lista interminável.

Porque sabemos que aqueles minutos são só nossos. Só nossos. E ligam-nos duma forma transversal a esta loucura de vida, em que andamos sempre a correr. As amigas mulheres são o porto de abrigo umas das outras. E descobri que sim, é possível ter amigas mulheres. Sou tão grata por tê-las na minha vida!

Mulher Amante / Companheira: Tal como eu a vejo... Consciente de si, e do que quer. E das suas escolhas.

Presente, para o que der e vier. Mas sem abafar, sem anular, sem querer mudar á sua imagem. A minha palavra para esta variante de mulher, é partilha. Eu partilho a minha essência contigo, e respeito a tua, e gostava muito que partilhasses a tua comigo. Respeito-te  porque tens o teu espaço e toda uma vida que te fez bem e te fez mal, mas que eu respeito porque te tornou no que és hoje. O hoje que eu gosto tanto.

 Partilha  +  Respeito  = Amor Maior. Maior que qualquer abanão que ameace a estrutura, porque ela vai abanar algumas vezes inevitavelmente. Amor Maior que a própria vida, por vezes. E que nos transforma em pessoas tão melhores com os outros. E connosco próprias.
Grata pelo que há-de vir. Para partilhar. Serenamente.


Mulher Mãe: Inexplicável, pelo menos em palavras. Que amor é este, que nos carrega 9 meses, e ainda nos prepara para a vida da melhor forma possível encontrada…Responsabilidade imensa, esta de gerar vida, e depois prepará-la para um dia ser autónoma e gerar as suas próprias escolhas…Grata, mãe e avó, às duas mulheres que me deram vida. Gostaria um dia, na vertente Mulher Mãe, de ter metade da paciência que tiveram comigo.


Dia específico para celebrar a mulher…não, de todo.

Não para celebrar a mulher que sou ou as mulheres que me rodeiam, mas apenas na celebração daquelas mulheres maltratadas física e/ou psicologicamente. Dalguma forma, são essas as que precisam dum dia elevado á sua pessoa, um dia que lembre simbolicamente  ao mundo, a injustiça extrema de que são vítimas todos os dias. TODOS os dias.

Todas as outras mulheres, as mais sortudas, como eu, temos uma gratidão enorme por sermos quem somos, e por estarmos onde estamos. Temos algum caminho feito, mas tanto a percorrer ainda. E para aquelas que põem o coração á frente do caminho, como eu, nunca esta frase fez tanto sentido:

Home is where the Heart is.

E aqui eu sei que estou no caminho certo.

Sem comentários:

Enviar um comentário