segunda-feira, 16 de março de 2015

Prometo Falhar?

"Prometo Falhar.
O Amor acontece quando desistimos de ser perfeitos."
Pedro Chagas Freitas

O Amor e tudo na Vida, diria Eu, caro Pedro.

Este é possivelmente um dos livros do Ano, do passado ano de 2014.

Gostei qb, há ali uns textos em que emperramos e é difícil continuar a leitura. Mas duma maneira geral, é um bom livro para se ler ao calhas: abrimos numa página qualquer e lemos a primeira história que nos aparece. Isso é o Bom nestes livros de histórias e pontas soltas. O Mau é a falta de encadeamento, a quebra no discurso.

Mas esta ideia de perfeição é um tema que me é caro. Não pela palavra em si, porque a perfeição vale o que vale aos olhos de quem a vê. E como a vê.
Mas duma forma transversal à própria palavra. Per-fei-ção. 3 sílabas perfeitas, perfeitamente métricas e com um som perfeitinho.

Eu acho perfeitos os sorrisos imperfeitos, por exemplo. Aqueles sorrisos onde espreitam alguns dentinhos marotos, encavalitados. Dá um certo ar je ne sais quoi e real ás pessoas. Não tenho nadinha contra os sorrisos Pepsodent ou Colgate (passo a publicidade), mas gosto mais dos outros. E eu acho que o amor por nós próprios acontece aqui com mais força. Digo eu que usei aparelho nos dentes 2 anos e ainda os tenho meio tortos. Muito mais gira/real assim.

A perfeição no trabalho também me deu que fazer. Ou que desfazer, no caso. O tempo que demorei a delegar trabalho e a confiar nos outros foi assim...Muito Tempo. Mas lá cheguei. Lá por ser feito duma forma diferente, não quer dizer que seja pior, ou com menor qualidade. Acho eu.

E a perfeição aos olhos dos outros, isso é o mais complexo. Toda a gente dalguma forma quer ser aceite, quer pertencer, quer fazer parte de alguma coisa / a alguma coisa, a alguém. E eu tenho a convicção de que há pessoas que acreditam realmente que lá chegaram. Meta atingida. Objectivo alcançado.

E depois há as pessoas chatas, como Eu.
Que acham que o caminho é mais importante que o objectivo final. Porque o caminho percorrido vai moldando e burilando devagarinho a perfeição que queremos atingir. Aquela que é invisível aos outros, mas que nós vemos tão bem. É a nossa perfeição!

Ohhh vamos ser tão criticados na nossa jornada.... vamos ser questionados tantas vezes na nossa essência.
Porque a nossa essência é a Única coisa que não muda nunca, nunca, nunca, ao longo da Vida. 

Eu acho piada quando ouço: Ai aquela pessoa mudou tantooooo! Como é que eu me enganei tanto a seu respeito?

E aqui entra uma pessoa chata, como Eu, que diz: A essência duma pessoa nunca muda. Nunca. Só que ás vezes as pessoas distraem-se e enganam-se pelo caminho. Mas aprendem.

E continuam o seu caminho, como Eu, moldando e burilando a perfeição que quero atingir. A minha Perfeição.

Prometo Falhar? Claro que sim. Mas não desistir da minha Perfeição.















Sem comentários:

Enviar um comentário