sábado, 14 de março de 2015

Legumes, Amor, Tempo e Paciência

Hoje falava-se de relações lá no escritório.
Da (falta de) paciência entre as pessoas, da (falta de) cedência necessária para que duas pessoas aprendam a partilhar uma mesma vontade mas, acima de tudo, falava-se hoje em relações saudáveis.
Perguntei logo se estavam a referir-se a ter-se uma relação com um brócolo ou qualquer outro legume de cariz saudável, que fizesse bem a' saúde (que isto de se falar de coisas sérias com pessoas que não se conhece bem e, mais importante, não se pretende vir a conhecer, serve para se brincar um bocadinho e não abrir demasiado o leque acerca de quem somos, ou do que achamos). E' giro ver até onde as pessoas vão nas suas opiniões. As opiniões dos que nos rodeiam, e a percepção que têm de nós. Que jogo giro de se jogar.
Porque as conversas sérias têm-se com os amigos, aqueles que escolhemos para serem a nossa família do coração. As outras, as conversas triviais, têm-se com os colegas de trabalho...
E dizia a L: Ai o meu R diz-me sempre onde esta', e com quem! Mesmo que vá beber um copo com os amigos, manda-me sms de 5 em 5 minutos para eu saber onde ele esta', e que esta' a portar-se bem! Temos uma relação muito saudável!
Hum hum...penso eu. Muito saudável. Entao estas duas alminhas (ou par de legumes saudáveis) acham aceitável terem um tipo de controlo remoto em que um sabe sempre a última frase que o outro disse...a quem disse...e em que tom, muito provavelmente.
Hum hum...nao seria melhor um qualquer tipo de chip localizador, qual cão de estimação, colocado no pescoço de cada um dos legumes? Assim uma coisa tipo GPS, que funcionasse depois no telemóvel de cada um, de modo a indicar ao primeiro que o segundo esta' sob controlo. Tudo sob controlo. (Penso isto e guardo para mim, não vá alguém achar que enlouqueci e que me esqueci que toda a gente sabe que assim e' que se faz). Cala-te boca.
Achava eu que já sabia alguma coisa da vida mas...os tempos mudaram com certeza, e eu não os acompanhei, só pode...
Continua a L: eu conheço todos os contactos que estão na lista telefónica do telemóvel do R! E se houver algum nome de mulher que eu desconheça, ele tem muito que explicar!
Oi?
Se o desgraçado do R tem o azar de furar um pneu, ou se precisa de ligar para a sua entidade bancária por um qualquer motivo, e e' atendido pela Marta, pela Sofia, pela Manuela ou pela Quiteria, esta' bem tramado se gravar no telemovel o nome do interlocutor do outro lado. Se o legume cara metade lhe apanha os números para quem ele ligou recentemente, ui...nao queria estar na sua pele.
E depois penso...e pessoas com um certo grau de normalidade, há aqui algumas? Ou sou eu que vivo num mundo paralelo? Se calhar...se eu tivesse destruído, retirado e aniquilado o espaço individual ao meu legume anterior, estaria agora felicíssima com a macedónia de legumes que já teria criado na minha vida.
Ou então não.
E assola-me esta dúvida: sera' completamente descabido e fora da realidade eu querer ter o meu espaço individual como pessoa única, e achar que a minha metade devera' ter o mesmo? E e' errado achar que e' maravilhoso deixar entrar nos nossos espaços individuais aquele espaço paralelo, a dois, que vai completar a nossa existencia, e fazer-nos acreditar que a vida como a conhecemos so faz sentido assim? Que e' quando os nossos espaços vazios individuais são preenchidos pelas cores fantásticas e brilhantes duma outra individualidade, que completa a nossa.
Eu acredito tanto nisto, e acredito tanto que e' possivel, que me farto de rir quando os primos lá da terra da minha avó, me dizem baixinho: O' filha, olha que já não vais para nova! Não arranjas um homem que tome conta de ti? Olha que o amor vem com o tempo! Eu quando casei com o primo Toino (António) nem o conhecia bem! Mas depois habituei-me e olha, cá estamos! Mas tens algum problema filha??? Nao és daquelas...pois nao???
Pois... Se calhar nao vale a pena enviar-lhes o parágrafo anterior, não sei se iam perceber aquilo que eu Sou, e o que me define. Porque isto de ser Mulher no seculo XXI, upa upa, nao e' para todas! Se eu dissesse aos meus primos que sei bem quem Sou e o que Quero, ainda me internavam.
E não primos, não sou daquelas, e também nao tenho problemas...sou apenas Eu, e espero calmamente pela palete de cores que irá inundar a minha vida de cores brilhantes. E os meus espaços em branco. E a minha individualidade ser-me-á tão grata como eu sou grata à vida, pelo facto de saber, sem sombra de dúvida, que os legumes mais saudáveis sao os cultivados com Amor, Tempo e Paciência.

Sem comentários:

Enviar um comentário