terça-feira, 31 de março de 2015

To Miss

A Saudade é assim uma coisa boa e má.

Às vezes tenho saudades de pessoas com as quais estou naquele momento. Porque sei que daqui a pouco vão embora de novo, e já sinto a sua falta.
É um pouco parvo, confesso. Mas incontrolável.

Outras vezes tenho saudades de pessoas com quem nunca mais estive. Saudades boas. Saudades recordadas com um sorriso. Que será feito daquela alminha? Tenho de lhe ligar, enviar um e-mail, qualquer coisa. Saudades saudáveis.

Depois tenho também aquelas saudades que doem muito durante muito tempo, mas que o tempo atenua, e que doem menos agora. São as saudades de quem parte do plano físico, e fica apenas no etéreo, espiritual. Saudades eternas.

Há também a saudade do que ainda não aconteceu. Confuso?
Há quem lhe chame ansiedade. Eu prefiro chamar-lhe saudade do desconhecido.
Porque é assim um misto de excitação com curiosidade.
Do que há-de vir, como há-de vir, quando há-de vir.

Por isso é que eu acho que é assim uma coisa boa e má.
Quando é boa, é muito boa.
Quando é má, é mesmo má.

Tenho sempre saudades dos lugares quentinhos que guardo no coração. Estas estão sempre comigo. E mais importante, não prescindo delas. Embora estejam arrumadas e etiquetadas nas suas próprias gavetas, faço questão de as arejar de vez em quando, pô-las à janela, e deixá-las apanhar sol.
É o que faço na Ericeira do meu coração. Espero fazê-lo este fim de semana. Que saudades.

Tenho saudades dum sorriso que se tornou importante para mim. Dum abraço que me aquece a alma e me conforta. Tenho saudades de ti, que guardo com tanto carinho cá dentro.  Estas saudades são também quentinhas. Mas ainda não aprendi a doseá-las. Nem quero. Significaria que as controlo, e gosto destas saudades descontroladas, desprogramadas. Sem aviso, como tu.

Gosta da palavra Saudade. Diz-se que existe apenas em Português e que a palavra em si não é possível traduzir. Traduz-se o ter saudades, mas não a palavra isolada.
I miss You
Te hecho de menos
Tu me manches
Tu mi manchi

É assim uma coisa boa e má.
Mas tenho para mim que é mais Boa que má.



















Sem comentários:

Enviar um comentário