quarta-feira, 1 de abril de 2015

Universo Meu

27 Graus, 28...quase 30?
Só se for no Burundi, e mesmo assim não sei, que há lá monções.

Eu hoje, sempre que me perguntavam qualquer coisa, espirrava 3 vezes e só depois é que respondia.
Eu espirro mesmo 3 vezes seguidas. Ridículo, eu sei.

Acho piada ao povo português, que não pode ver um raiozinho de sol, que toca a calçar a havaiana (chinelo não se diz) e embora lá bater perna na calçada. Parecemos todos nórdicos emigrados nesta altura do ano. Ficamos malucos com o sol, e lá vamos nós, de ombros desnudos apanhar escaldões por essas esplanadas fora. Isto sim, é que é vida.

Ora fazendo eu parte dos 80 e tal por cento dos comuns mortais que têm de trabalhar a uma 4ª feira (imagine-se, com 27 graus em Abril devia ser feriado, é indecente), onde é que hei-de ir almoçar e armar-me em nórdica também? Já tenho o cabelo louro e a altura, só me falta o escaldão. Isto de ter mais sinais na pele por centímetro quadrado do que pombos o Rossio depois do almoço a esvoaçar ao sol, é muito limitativo, convenhamos.

Ligou-me o meu amigo F, amigo de longa data, com quem gosto muito de conversar e convido-o para almoçar. Anda lá, que já não te vejo há séculos, e agora até ia sair para comer qualquer coisinha.

Olha se calhar vamos ao LX Factory, que está cheio de bons restaurantes e boa comidinha, para além dumas esplanadas giras. Gosto sempre de ir ao Lx Factory. É um sítio alternativo e ao mesmo tempo tão confortável e urbano.

Lá me encontro com o meu amigo F, e vamos lá embora comer uma tosta cheia de coisas que só fazem mal (mas é quase Verão por isso podemos, que bebemos mais água agora), e um suminho natural de cenoura e laranja para equilibrar a molhanga da tosta.

Já me habituei a ter as meninas todas a torcerem o pescoço a olhar para o F, que é que se há-de fazer, se o rapaz é giro. Mas não têm sorte nenhuma hoje, que o F veio-me contar que acha que se vai casar com a P. E eu achei piada ao termo "acho que". Mas achas ou tens a certeza?
O F ri-se e diz que tem a certeza. Eu rio-me também e fico com o coração cheio. Mesmo.

O F é daqueles amigos que já conheço há 7 ou 8 anos e, por uma razão ou outra, estivemos sempre desencontrados no que diz respeito às paixões e amores. Conheci-o casado., eu solteira. Mais tarde, aparece-me separado, eu casada (ou em união de facto, vale o que vale). E agora, depois de separada, surge o F apaixonado pela P, a quem chama de "minha vida".
Uau (uma expressão muito minha) digo-lhe eu. Quando alguém diz "minha vida" de outro alguém, acho que não há muito mais a dizer, que estraga o momento. Fico só a rir, a olhar para o F, que acho que já está nervoso, porque vai dar "o passo" outra vez, e não consigo deixar de gozar com ele o resto do almoço. Ai tens medo? Vai pra casa da mamã!!!  E outras coisas que tais.

Falámos um bocadinho destas coisas, das intermitências do Amor.
De ser necessária uma sorte tremenda, e um rasgo de luz do Universo enorme, para existirem duas pessoas, que estão na mesma sintonia, no mesmo timing, no mesmo sítio, ao mesmo tempo.
Achas que foi o destino? Não, respondo-lhe eu. Isso do destino é complicado para mim, que sou muito céptica. Acho que foi mesmo o Universo. O destino constroem as pessoas diariamente, com cada atitude, cada decisão, cada passo medido. Bem e mal medido.

Quando nos despedimos, o F tinha aquele brilho nos olhos, dos apaixonados. E mais uma vez gozei com ele, ai de ti que não me convides para o casório. E pensei depois nisso à tarde, enquanto trabalhava.
Todos nós somos peões, assim como num jogo de tabuleiro do género Xadrez. O senhor Jogador, que se chama Universo (que é detentor de todos os títulos até agora), é que nos avança e recua.
E quando ele decide fazer Xeque Mate, não vale a pena nem sequer pensar em resistir, quanto mais resistir mesmo.
Se estiver estipulado que havemos de ir por outro caminho do que por aquele a que achamos que pertencemos, bem podemos espernear.

Que o Universo não nos desvia um milímetro da nossa (sua) rota.

Isto é Maravilhoso.
Isto faz-me Acreditar. Como não haveria de ser crente nele, no Universo e na sua força energética?

Todos os dias acredito. Com muita força.
E gosto muito de ser peão nas mãos do Sr Universo. Não resisto, não insisto, não me desvio.
Apenas espero, o mais tranquila que consigo.

E isto, é Maravilhoso.






































Sem comentários:

Enviar um comentário