segunda-feira, 6 de abril de 2015

O Meu Lugar no Mundo

Este fim de semana aprendi mais qualquer coisa.

A minha amiga G disse-me muito calmamente este fim de semana, quando estávamos as duas a olhar para o nosso mar:
Este é o meu Lugar no mundo.

Eu parei um bocadinho a olhar para ela. E ela diz-me a sorrir: Estás a olhar para mim assim porquê? Não tens um Lugar que também vês assim?

E eu meio aparvalhada, considerei esta afirmação como tão certa. Tens tanta razão G. Pois é.
Mas não sei se já rotulei algum Lugar meu deste modo.
Porque Lugar pode não ser um sítio físico.

Lugar pode ser um Estado. De alma, por exemplo. Lembro-me do Love is a Strange Place, do Woody Allen.
Lembro-me do Cada Lugar Teu, da Mafalda Veiga.
E lembro-me de tantos locais que visitei, dos quais trouxe comigo um bocadinho, e nos quais deixei um bocadinho meu.
Por essa ordem de ideias, a minha praia também é um bocadinho o meu Lugar no Mundo. Será sempre.
Por essa ordem de ideias, também tu, G, és um bocadinho o meu Lugar no Mundo. Serás sempre.

É uma forma gira de ver os nossos Lugares, onde pertencemos. A quem pertencemos.
A meu ver (As I see it mais uma vez), depois de pertencermos a nós mesmos, temos livre arbítrio para decidirmos onde e a quem queremos pertencer.
Pertencer só por pertencer não faz sentido nenhum.
Há que sentir gosto em pertencer, há que sentir orgulho. Há que Querer Pertencer.

O termos Lugares só nossos é uma grande meta a atingir, acho eu. E não dizer de ânimo leve que se pertence, a não ser que o sintamos mesmo a sério.

Por isso acho que sim, acho que aquele mar é um bocadinho o meu Lugar no Mundo.
E tu G, também és. E todas as minhas pessoas daí, que sabes quem são.
Mas Lisboa também é. Tanto.
E todas as pessoas que cá me pertencem. Tanto também.

O melhor de dois Mundos, dá para juntar num só Lugar?
Então sim, tenho um Lugar no Mundo, e não o digo de ânimo leve.

E acredito que vou ter mais Lugares no Mundo.
São os tais que não busco, mas que me vão acontecendo de forma perfeita.
Acho que um dia gostava de dizer a alguém és o meu Lugar no Mundo.
E sei que não o farei de ânimo leve. Porque há que Querer Pertencer.

 






























Sem comentários:

Enviar um comentário