domingo, 12 de abril de 2015

Past and Future

É preciso ter um passado para se poder ter um futuro.

Ouvi este fim de semana esta verdade de forma tão consciente, e registei-a logo, de maneira a poder analisá-la mais tarde.

Eu acho que o sentido dado é tão intenso, e ao mesmo tempo tão modesto, tão humilde, que não admite qualquer tipo de argumento.
Está lá tudo.
Se esta frase fosse um número, era o 8. Perfeito, sem começo nem fim.
Com um significado infinito, interminável. Eterno.

Pelo que quer dizer e pelo que disse por si só. Como dizem os inglese: self explanatory. Explica-se a si própria.

O nosso passado condicionará sempre o nosso futuro.
Para fazermos melhor, para fazermos menos, para fazermos diferente, para não fazermos, para fazermos mais.
Mas sempre, sempre com um termo de comparação. Mesmo de forma inconsciente e mesmo que não queiramos, o nosso passado vai condicionar-nos em tudo. Nas decisões, nas escolhas, nas vivências, nas sensações, nas ilusões.

O nosso futuro é e será só aquilo que deixarmos que seja e que nos aconteça daqui para a frente. Somos tão responsáveis pelo que nos acontece que assusta. Ainda bem que não pensamos nisto todos os dias. Ou ainda bem que não nos obrigamos a pensar. Seria muito limitativo.

Eu acho também que o nosso futuro se desenrola diante de nós todos os dias. É uma rotina a que já nos habituámos e que aceitamos calmamente, diariamente: que é o assumirmos que tudo o que nos acontece são escolhas nossas. São opções nossas.

Opções para o futuro entenda-se. Porque as do passado, já foram, ficaram lá atrás, guardadinhas. Só que precisamos de as aceitar e compreender para continuarmos as nossas escolhas.
As do futuro. Que são já amanhã.

É preciso ter um passado para se poder ter um futuro.
Está lá tudo.
Se esta frase fosse um número, era o 8. Perfeito, sem começo nem fim.













2 comentários:

  1. “Eu acho também que o nosso futuro se desenrola diante de nós todos os dias. É uma rotina a que já nos habituámos e que aceitamos calmamente, diariamente: que é o assumirmos que tudo o que nos acontece são escolhas nossas. São opções nossas” Não concordo, bom ainda agora me recomendaram este blog e já estou a comentar, espero não ser banido Smile Girl .
    Eu não aceito a rotina e não me habituo a ela, o que não consigo, é mudar alguns condicionalismos que me rodeiam e obrigam a ter alguma rotina, é verdade que o nosso passado condiciona o nosso futuro, mas esse passado é também fruto de condicionalismos, estar no sitio certo a hora certa, ter os conhecimentos certos, conhecer a pessoa certa e que nem sempre esta visível, e ter as pessoas certas no passado e presente são talvez o maior condicionalismo para o bem e para o mal do nosso futuro, mas é a minha visão e não esta mais certa nem mais errada, não é melhor nem pior, é só a minha visão e vale o que vale, dai pertencer a uma imensa minoria, não aceito e não quero ter uma rotina, mas sou condicionado, e será que existe um universo paralelo?

    ResponderEliminar
  2. Olá Caro João, muito obrigada por "me ler" e pelo seu comentário :) Não o banirei de forma alguma. Se reparar, o sub-título deste Blog é Life as I see It, pelo que é também, e apenas, a minha visão! Obg pelo seu contributo! SG.

    ResponderEliminar