Para Mim o Segredo?
É nunca prejudicar ninguém.
Podemos fazer tudo o que quisermos, desde viajar sem destino certo (espera, isto é a Vida!), desde dançar até cairmos para o lado, e até falarmos sozinhos na rua. Ou cantarmos na rua "até que a voz nos doa".
Podemos discutir connosco mesmos, berrar, e espernear até à exaustão.
Atropelar-nos a falar, a escrever, a tentar perceber às vezes o que só nós entendemos.
Mas o Segredo?
Nunca, mas Nunca prejudicar ninguém nesta nossa jornada que é a vida.
Tão, mas tão Curta que assusta.
Eu?
Durmo todos os dias em Paz. Mais em Paz.
Eu não sou crente ou, pelo menos, não acredito que tenho um Céu ou Inferno (ainda que a igreja depois de dois mil anos a ameaçar com o fogo eterno já se apressou a vir dizer que afinal deixou de existir) e como tal poderia fazer todas as tropelias que quisesse - Napoleão até disse que a religião é aquilo que impedia os pobres de matar os ricos - mas já houve quem dissesse de mim que são mais cristão que muitos crentes. Não acredito que tenha um céu à espera, mas gosto de deitar a cabeça na almofada e dormir tranquilo. Só que agir de forma ética e correta para com os outros, infelizmente, deixa-nos em desvantagem e só nos prejudica. Honestidade e humildade até são vistos como defeitos hoje em dia, ao passo que arrogância e narcisismo são vistos como auto-confiança.
ResponderEliminarComo dizia o Sade em Justine, num mundo de corruptos não se aconselha a virtude mas sim o vício. E cá entre nós: não dormirão os corruptos, falsos, traidores e manipuladores um sono ainda mais tranquilo que o nosso?