sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Amizade

Amizade.

Podia ficar aqui o resto do fim de semana a mandar palpites sobre este tema.
Acaba por ser uma expressão sobre-valorizada e muitas vezes usada de forma errada.
Errada ou talvez de forma precipitada...porque eu acho que temos mais conhecidos que amigos.

Isto porquê..?

Porque eu acho que é nas situações limite pelas quais por vezes passamos, que damos conta de que eles estão lá. Dão-nos a mão, ou um ombro...ou apenas nos ouvem. É suficiente ouvir.

Quem me conhece, sabe isto:
Eu revejo-me nas pessoas a quem chamo Amigas.

Não são muitas. Mas são minhas semelhantes.
Na forma de estar, na forma de sentir e mais particularmente, na forma de ver a vida.
Chamo Amigos com A grande a dois ou três colegas de escola, aos meus irmãos, a duas ou três primas, a dois ou três ex-namorados (esta última lista é capaz de subir em breve, mas lá chegaremos), e à minha querida H, mas esta está já no ranque dos irmãos.

E por estes dias juntei mais duas pessoas.

É por isso que hoje chamo Amigas às minhas queridas T. e C. e guardo-as num canto muuuuiiito especial do meu peito.
Atrevo-me a dizer que é para sempre. Watch Out Girls! :)

Isto é em jeito de agradecimento, e vocês sabem porquê.


Beijo Muito grande e Xi Muito apertado.







4 comentários:

  1. Numa das caminhadas que comecei a fazer numa associação onde apareci, e onde não conhecia uma única pessoa, certo dia, em conversa (aos poucos todos já me "conheciam" nem que fosse de vista) falei com um antigo veterinário, com 73 nos, que até conhece bem a zona onde vivo. Falou-me durante muito tempo sobre a Amizade. "Ao longo da vida vais ter um ou dois amigos no máximo" e falou-me das suas interessantíssimas vivências e eu concordei totalmente com ele.

    Eu acho que a Amizade não é sobrevalorizada, a amizade está é, tal como o Amor, completamente banalizada e em vias de extinção! Hoje em dia as pessoas têm centenas de "amigos", as pessoas "amam" um telemóvel novo, uma saia nova, hoje em dia ama-se tudo! menos as pessoas! Ama-se e desama-me num abrir e fechar de olhos! Agora amo-te, agora já não! E para mim, como disse o Pessoa, "ou se ama para sempre ou nunca se amou verdadeiramente". A amizade hoje em dia é quase como uma cunha que podes utilizar quando dá jeito. As pessoas afastam-se, mas quando precisam de ti, podes ter a certeza que elas vão-se lembrar de ti! Mas isso não é amizade! e depois também fazem-se muito amigas no local de trabalho para saberem de ti, da tua vida, para verem se tens utilidade (nem que seja queimar-te!) e logo em seguida estão a espetar-te uma faca nas costas. Vejo isso constantemente, e nas costas dos outros vemos as nossas. É por isso que os meus colegas de trabalho, por melhor que me dê com eles, são só isso: colegas.
    Amizades verdadeiras e desinteressadas? São muito raras e se sabemos que as temos, então devemo-nos dar por muito felizes e devemos preservá-las, retribuindo reciprocamente. E é quando estamos mal, que vemos quem está ali connosco, porque quando estamos bem, ah, aí não faltam varejeiras a aproximar-se!

    Já agora uma revelação. Eu descobri o link deste teu blogue no perfil de uma pessoa que o Google me sugeriu. Era uma pessoa que em tempos se podia chamar de "amiga", de quem eu até frequentei a casa. E pelo que percebi na altura, se calhar hoje essa pessoa até pode ser tua amiga! Uma pessoa que foi minha amiga, pode agora agora estar contigo!
    Declaração de Interesse: Claro que achei graça, mas comecei a seguir o teu blogue unicamente por causa do conteúdo. Se eu quisesse saber do que era feito das pessoas a quem perdemos o rasto, estava registado numa coisa chamada... como é que é mesmo? "Livro-das-Caras"?!

    ResponderEliminar
  2. Ui!... os colegas de trabalho aka amigos...tinha tantas histórias para te contar...e nenhuma vale a pena! Gentinha é a palavra menos má que encontro neste momento...
    Sério...Livro das Caras..? Quem será a personagem..? Se te apetecer, um dia destes, envia-me uma msg para o e-mail, que esmiuçamos o assunto.
    E mais uma vez, obrigada por me leres e partilhares alguns pontos de vista comigo.
    É uma forma de não me sentir extraterrestre!
    E um bom fim de semana, já agora :)
    SG

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar